Powered By Blogger

Haja dedo! Cadenas em Laguna SC

Texto: Israel Menegon “Leco” Fonte: DROP VERTICAL

No último final de semana fui visitar um amigo que há muito tempo já vem me convidando para ir à Laguna provar alguns dos inúmeros boulders espalhados pelas praias da região.
Saí no sábado cedo para ir curtindo o nascer do sol ao longo da BR-101, rodovia esta que passa entre o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e o mar, visuais incríveis.

Em pouco mais de uma hora já estava chegando na casa do Nando, próximo ao porto de Laguna, onde já aproveitei para tomar um bom café da manhã.
Sem perder muito tempo, organizamos os equipamentos e partimos para o primeiro setor que iríamos visitar que fica situado na praia do Gravatá. Pegamos um barco que transporta as pessoas de um lado ao outro do canal que custa R$ 0,80. Não há ponte, e outra alternativa é passar com o carro de balsa que custa cerca de R$ 7,00. A travessia foi presenteada com alguns botos passeando ao longo das águas, muito lindo.
Ao chegar do outro lado seguimos em direção ao setor, cerca de uns 15 min de caminhada por boa trilha, e se chega a uma belíssima enseada rodeada de morros e costões repletos de blocos de granito. O setor que fomos fica entre a praia do Gravatá e a praia do Siri, uma difícil disputa de beleza, diga-se de passagem.
Logo de cara entramos para aquecer em uma linda linha, boulder Inside Gravata 6sup que fica num bloco na beira da praia.

Em seguida o Nando me apresentou um setor que fica em uma pequena espécie de “caverna” com diversos problemas em teto e negativo forte, muito bom os boulders, com agarras abrasivas e inúmeros regletes que “fritam” os dedos, hehe. Entramos em um 7c/8a boulder Lula-Molusculu muito legal e em seguida entrei em um projeto (Jekyll & Hyde) do setor que ainda não havia cadena, acabei errando o movimento do crux e caindo, mas na segunda entrada o boulder saiu, foi sugerido o grau de 8c, também muito bom. Na seqüência entrei em outro projeto (Boulder Maranata) que acabei passando à vista e ficou sugerido o grau de 8a. Acabamos abrindo mais um projeto que une dois boulders, o Jekyll & Hyde e o Lula-molusculu, porém a cadena não saiu, meu pé escorregou quando eu estava para dominar a última agarra e depois não tive mais dedos para escalar o boulder, mas ficou a sugestão de 9a, o que pode ser um dos mais difíceis abertos na região, recomendo muito esse setor e esse problema em especial.


Boulder Jekyll & Hyde 8c


Boulder Maranata 8a



Como já não tínhamos mais dedos e braços, fomos escalar uma via esportiva, Senhor dos Exércitos 6sup que fica do outro lado da praia em um costão de rocha. A via foi muito interessante, bem diferente do que estava habituado a escalar, foi muito legal. No final de tarde estávamos acabados e voltamos com um pôr do sol maravilhoso. À noite fizemos um churrasco na casa do Nando e acabei dormindo logo depois de uns filmes de escalada.
No dia seguinte acordamos e tomamos um café. Fomos no setor de boulders da Prainha, onde mandamos um projeto em flash (Boulder Optimus Prime). Apesar de não ser tão forte (talvez um 7c) o boulder é delicado no final, onde a altura pega e se estiver com a cabeça perturbada a “vaca” é alta. Infelizmente não pudemos escalar muito mais, pois no dia anterior já havia sido muito forte e a dor nos braços e principalmente nos dedos era grande.

Fomos então almoçar em um restaurante que o Nando sugeriu e que também recomendo a qualquer um que visitar Laguna. O nome do restaurante é Boião e fica ao lado do canal na Barra, comida ótima e barata. Nem precisa dizer que a especialidade é peixe e frutos do mar.


Boulder Optimus Prime 7c



Depois do almoço fomos para casa largar o equipamento e pegar as pranchas para fazer um surf na praia da Baleia, onde conheci outro setor forte de boulder, com vários blocos e projetos bem difíceis, mas que ficarão para a próxima vez. O mar apesar de não estar com muitas ondas, pôde proporcionar ótimos momentos de descontração e diversão..
Quero agradecer ao pessoal que foi parceiro nas escaladas do final de semana, um grande abraço pro Bruno de Garopaba e do Sapo de Laguna. E claro agradecer do fundo do coração ao Nando pela ótima estadia e pelos ótimos momentos que tive, e dizer também que em breve estarei por aí de novo para entrar nos projetos.
Peço desculpas pela falta de fotos, mas infelizmente estávamos todos sem câmera fotográfica, mas prometo que em breve irei disponibilizar mais informações e fotos da região.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Algumas notas: por Grillo.

Não ter câmera digital foi ruim, e pior que eram quatro pessoas sem câmeras hehehe...e já estavamos desde sexta feira escalando, e sem câmeras também.

Mas no domingo levei o celular e fizemos algumas poucas fotos, e já do setor do Gravata, dos negativos, eu tinha umas fotos guardada no pc, então acrescentei pro pessoal ter noção do lugar!

Leco, foi um prazer receber e escalar com você e o Bruno aqui cara, voltem sempre que puderem, as portas estarão sempre abertas!


Forte abraço, e que o Senhor JESUS os abençoe!

Nando-Grillo.


"Aquele que tem sede e busca,

Beber da água que Cristo dá,

Terá dentro de si uma fonte que jamais se acabará.
A Fonte de Água Viva é o Senhor, E a água é o consolador..."

6 comentários:

  1. O litoral catarinense é perfeito para a prática de boulder!!!
    Muito massa o setor, muita coisa pra escalar hein??!!!
    Showwwwwww
    Dani Casas
    ecosdamontanha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, encontrei seu blog na internet ao procurar algumas dicas para iniciantes em montanhismo. Achei muito legal, mas ainda não encontei o que eu preciso. Será que vc sabe me dizer se em Curitiba existe algum grupo ou uma espécie de escolinha de montanhismo?
    Quero muito mudar minha rotina, preciso encontrar uma atividade física que me aproxime de energia natural. Pensei em montanhismo pq na adolecência fiz algumas trilhas, mas o tempo passou e além de ficar com um corpo sedentário fiquei sem companhia.
    Se vc puder me ajudar ficarei muito feliz e agradecida. O meu e-mail é paula_wd@yahoo.com.br
    Muito Obrigada
    Paula Cristina

    ResponderExcluir
  3. Ola Paula, que bom que gostou do blog!
    Voce nao acho nada aqui, mas como nada é por acaso, vou te ajudar. Voce mora em um lugar "alucinante" para a prática do esporte, Curitiba tem excelentes escaladores e umas das maiores academia, se nao a maior do Brasil, e la voce vai conhecer bastante gente, e poder dar continuidade. Segue o endereço e o site:
    Academia via aventura
    Avenida Cândido Hartmann, 1377
    Curitiba - PR, 80710-570
    (0xx)41 2112-9876
    http://www.viaaventura.com.br/
    E não esqueça nunca de uma coisa, esporte é bom, é saudavel, sim, mas a vida espíritual é mais importante ainda. JESUS te ama e tem um plano na sua vida, a VIDA ETERNA!!!
    Espero que tenha ajudado...

    Forte abraço, DEUS abençoe!!!
    Nando-Grillo.

    ResponderExcluir
  4. Mozao, que massa o relato do teu amigo...
    E otima otima pessoa, tbm.
    E Deus agraciou vcs, com um final de semana de dias lindos...Gloria a Jesus.
    Beijosss.

    Helena.

    ResponderExcluir
  5. Nando, valeu!! Já entrei em contato com a academia. Logo-logo eu postos umas fotos.

    ResponderExcluir
  6. Fala Nando, beleza meu irmão?!

    Cara, sem palavras mesmo para descrever o final de semana que passei aí com vcs!! Peço desculpa mais uma vez por não ter acompanhado vc e sua namorada no lual, mas realmente eu estava no limite da esgotação, prometo que da próxima levo também minha viola pra fazer a parceria com o pessoal, hehe. Tudo de bom aí pra vcs e vê se apareçam logo por aqui.

    Forte abraço.

    Leco

    ResponderExcluir