Powered By Blogger

Climb Itapirubá e Laguna

"Beleza não põe a mesa.... Mas é fundamental!!!!" (Luiz)

Texto: Arnaldo Russo.

Partimos no final da manhã (eu e Fernando) para darmos início a mais uma tarde de sabado na rocha! Saímos carregando cordas e mais alguns equipos, até nos encontrarmos com os experientes escaladores (Geferson Calvette, Luiz e Elton Fagundes). Estávamos no setor da praia de Itapirubá. Através de algumas informações, sabíamos que as vias existentes estavam no costão Norte. Fomos dar o confere, onde achamos algumas possibilidades de escalada e pinos já destruídos pelo tempo. Ainda não satisfeitos com o tipo da via e sua dificuldade, fomos caminhando até o costão Sul, onde observamos de longe algumas possibilidades de boas escaladas.

Ao chegar no costão, Elton já na pilha foi protegendo a saída da via que acharam possível. Uma fenda bem técnica (possível 7b) escalada toda em móvel. O Elton seguiu guiando com o Fernando (Grillo) dando sua segurança. Após equipada, desescalaram e deixaram o top armado, para que o Geferson pudesse fazê-la.
Foram feitas mais duas vias, uma guiada em móvel pelo Geferson, onde Luiz e eu escalamos e depois o Fernando. Era um quarto grau, em fenda, com agarras fáceis, mas gostosa de se fazer. A segunda via o Fernando fez guiando em móvel, enquanto o Luiz ia dando a segurança e falando suas pérolas de diversão. A via era toda vertical numa rocha isolada, onde as peças foram inseridas na fenda lateral. Um quinto grau bem bonito. O Elton subiu na sequência, limpando a via.

Galera na trilha. / Nando e Elton.

Após isso, retornamos pela trilha ao som do begginer Blues man Elton.
Valeu a força e o aprendizado! Sempre bom escalar com os experientes e aprender ao vivo, através da observação.

Boas escaladas a todos.

CONTINUANDO... Texto: Grillo.

No outro final de semana ja emendamos mais uma escalada com Geferson Calvette, depois de uma sequência de duas escaladas, uma em Ibiraquera (ja relatado aqui no blog) e essa última agora em Itapirubá.
Dessa vez a investida foi em Laguna, mas precisamente no setor de boulders e vias da Pedra do Frade. O lugar é muito lindo, daria até pra fazer um festival de boulders e vias! Um grande detalhe do setor, MUITO LIXO, ta louco...turistas, pescadores etc...vão e jogam na cara dura o lixo no chão, é incrivel quanta ignorancia!
Em uma caminhada pelo setor um tempo atraz, achei umas fendas bem bacanas, sendo que uma em especial chamou bastante atenção, pela localização bem proximo do mar no costão, uma linda linha de uns 10 metros.


Então tocamos a barca pra la depois de combinar com mister Calvette, começamos pra esquentar numa via de fenda rasa, porém bem tranquila, Via Tele Entulho 4°
Eu (Grillo) fiz uma guiada em móvel com Geferson pra pegar mais uns betas, e depois armamos um top pro Arnaldo e Tati tambem fazer um treino, alias os dois tem excelente potecial, e pra eles nao tem tempo ruim! Topam tudo! Gostaria de ter mais umas 10 pessoas no grupo como eles! A Tati nunca havia escalado na vida, foi la e por pouco nao encadenou o 4°, muito bom para quem nunca havia tido um contato com rocha!
Depois desse lance, eu e Calvette estudamos a outra fenda com muita atenção e mandamos bala!
Guiei meio na pressão, pois não tenho experiencia em móvel, mas graças a DEUS deu tudo certo, e mais uma via bacana conquistada pro pessoal na região e no setor de Laguna, na pedra Frade.
Via Acrofobia 6+ E2 graduação sugerida por mim e Calvette.



Para concluir o relato, quero deixar o convite pro pessoal vim visitar esse setor, pois ele tem uma possibilidade enorme de boulders e vias. Eu ja abri alguns boulders nesse setor, mais ou menos uns 10, sendo que um vai ficar com certeza como tradicional do setor, boulder Açoite 8a.
O pessoal do GMT tambem ja investiu nesse setor um tempo atraz e deixou bastante coisa pronta, incluisive a própria pedra do Frade ja foi escalada por eles, e em breve estaremos fazendo um higball nela! (pois tiraram os pinos, ela é patrimonio nao sei o que lá...)
No blog tambem ja tem postado um outro setor que fica bem proximo da pedra do Frade, deem uma conferida!

Forte abraço a todos e que DEUS os abençoe!!!

Nando-Grillo

3 comentários:

  1. Excelente escalada,

    parabéns a todos os escaladores que permanecem na ativa e fazendo várias parcerias na escalada. Vc's são privilegiados por isso.

    Um forte abraço a todos meus amigos da montanha e apareçam escalar comigo em Fpólis.

    Felipe "Lagartixa"
    (48)9161-3308

    ResponderExcluir
  2. Lindas as fotos, parecem ate gravuras... show
    E jamais esquecer, qdo escalarem em Itapirubá, nao caminhar pelos ninhos de "Quero-quero", pq senao a corrida é gde, heheheh.

    Helena

    ResponderExcluir