Powered By Blogger

Climbing Ibiraquera



Texto: Arnaldo Russo

Saímos no começo da tarde. Nem sabia de nada, só recebi um convite pelo messenger e falei:
TÔ PASSANDO AÍ!
O Fernando já tinha armado tudo com o experiente escalador Geferson Calvete, para conhecermos alguns dos bons lugares de escalada na Ibiraquera.

Grillo.

Depois de rancho feito, esparadrapos comprados, seguimos rumo à Ibiraquera. Buscamos o Geferson na sua casa (equipado até os dentes, com seus vários móveis e costuras) e fomos conhecer o lugar.
As principais rochas para escalada estão situadas no costão que divide a praia do Luz com o Rosa sul. É pela praia do Luz onde fizemos a trilha e chegamos no local. Vários boulders no caminho.

Arnaldo Russo e Geferson Calvete em Ação!

Chegamos onde de fato o Geferson queria nos mostrar, uma via intitulada "Vagina Cósmica" 6 sup (25m), que ele mesmo abriu. Fomos até a base, e o Geferson já colocando o veneno no Fernando: "Tu vai guiando, né?". Foi decidido que armaríamos o top e se fosse tranquilo depois se faria guiando.
A rocha estava muito molhada, o que rendeu algumas vacas pra mim e para o Fernando. O alucinante do lugar é a sensação de lá longe em que se está. A base da via não é no plano, mas sim no meio da altura do costão, o que torna a sensação da escalada mais adrenalizante.
Depois de escalada essa via, foi feito uma escalada alpina numa via (4°), guiada em móvel.
O lugar oferece muita possibilidade de treino e de curtição em suas rochas. Além das possibilidades do continente, existe a Ilha do Batuta, onde do próprio costão se avistam grandes afloramentos rochosos, onde devem certamente existir boas vias.

Imagens do Costão em Ibiraquera.

A atenção e tranquilidade do Geferson foi algo fora de sério, para equilibrar com as nossas euforias de "moscas brancas"! Muito obrigado Geferson.
Estamos já esperando pelas próximas visitas a esse belo local, mas pra poder levar a prancha junto, pois as ondas rolam lindas e solitárias em alguns dias.

Arnaldo. ------
Msc. Biol. Arnaldo D`Amaral Pereira Granja Russo
Instituto Ambiental Boto Flipper
www.institutobotoflipper.com.br

2 comentários:

  1. Show de bola Naldo, tô loco pra conhecer a via... vamo marcar, topo topo, cai pra dentro! (de prancha e tudo, rss). K_oz...

    ResponderExcluir
  2. Aê, Arnaldo!!! Irado, meu. Quando voltar ao Brasil, posso encarar um escalada também?
    Abraço, Brother. Márcio

    ResponderExcluir