Powered By Blogger

Luto no Montanhismo

Sempre que recebemos esse tipo de notícia, acabamos nos abalando muito.
Mesmo não tendo a oportunidade de tê-lo conhecido pessoalmente, conhecia seus grandes feitos.
Hoje quando abri a internet, me deparei com esta notícia.
Descanse em Paz !!!
 
Abaixo a nota divulgada pelo escalador André Ilha:
Oi gente,
Tenho, infelizmente, a pior notícia do mundo para dar para vocês: a morte do nosso querido amigo e presidente da FEMERJ Bernardo Collares.
As informações de que disponho são ainda muito parciais, mas ele aparentemente chegou ao cume do Fitz Roy com a Kika Bradford e sofreu um acidente em, talvez, um dos primeiros rapéis (já que eles estavam a 35 enfiadas de altura) e quebrou a bacia, além de sofrer uma hemorragia não sei onde. Ele não conseguia se mexer e, nessas condições, é óbvio que a Kika não tinha o que fazer a não ser descer para tentar obter socorro e, claro, não morrer também. Ele próprio falou para ela descer...
Evidentemente a descida dela foi lenta e dramática, mas felizmente sem novos acidentes, e quando ela chegou a El Chalten deu a notícia e desabou em choque. Havia muita gente competente por lá, inclusive o Serginho Tartari, Rolo Garibotti, guias profissionais da Europa, médiocos, mas todos concordaram que não fazia sentido ir até lá tanto tempo depois (passaram-se duas noites, uma com tormenta, e o Bernardo estava sem água, comida e o saco de dormir estava molhado...), em más condições, até porque não havia como retirar alguém quase do cume do Fitz com fratura de bacia a não ser de helicóptero, e não havia helicóptero com piloto experiente por perto... Isso é tudo o que sei por enquanto, não sei nem em que vias eles estavam.
Além do grande amigo de tantos de nós, o Montanhismo brasileiro fica, assim, de luto e órfão de um dos mais - se não o mais - importantes agentes da organização do nosso esporte e do reconhecimento de sua importância perante os olhos das autoridades públicas.
A perda é irreparável em todos os sentidos, e nem sei mais o que falar nesse momento.
Abraços e beijos,
André Ilha.
P. S.: vou sentir muita falta, dentre tantas outras coisas, daqueles e-mails dele cheios de reticências..."
Fonte: http://escaladasnosul.blogspot.com/2011/01/luto-no-montanhismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário