Mutirão de limpeza Praia do Gravata


Neste sabado foi organizado pelo Instituto Boto Fliper, GMT (Grupo de Montanhismo Tubaronense) e ASL (Associação de Surf Lagunense) um mutirão de limpeza na praia do Gravata, em Laguna.
Aproximadamente 30 pessoas participaram do acontecimento, mas era preciso mais que isso.
Realmente foi muito trabalhoso, pois alem de pequenos lixos como, plásticos, garrafas e tampas, isopores etc...tambem foram retirados com muito esforço físico tres redes de pesca, isso mesmo, tres GRANDES redes. Tivemos que cavar bastante e puxa-las da areia nao foi nada facil, somente com mais de 5 homens para retira-las de baixo da areia. Imagine como foi trazer isso de la...
Deve ter dado em média, uns 500kg de entulho... MUITO LIXO!
Isso muito bom, mas ao mesmo tempo triste, pois percebemos que a educação das pessoas em relação a preservação das praias não esta nada legal, pois ao mesmo tempo que fizemos a limpeza, ao chegar na trilha ja havia lixo novamente para juntar, potes de sorvetes recem abertos...é BRINCADEIRA!
Começamos pelo canto Norte do Gravata e a limpeza se estendeu por toda praia, até o inicio da trilha. Ainda falta uma nova investida no canto do Manelone e tambem nos costões.
Em Janeiro havera mais um mutirão de limpeza em Laguna. Que esse não seja mesmo o primeiro, mas sim que haja uma continuação nesse tipo de trabalho.

A dica é: se cada vez que voce for para praia trouxesse consigo o lixo, não estaria desse jeito, e principalmente os pescadores, pois muitos vivem de pesca, e devem ter tambem essa idéia de preservação.

Após o grande trabalho, rolou um surf com o pessoal da ASL e tambem uma escaladinha com o pessoal do GMT nos milhares de boulders que existem nesta paradisiaca praia!

Parabens a todos os participantes, ao Gil, Leandro e Gezaela pelo esforço, e a todos os apoiadores.


Nando.

Um comentário:

  1. Valeu, Nando...
    Realmente foi bacana a ação conjunta das associações, preocupadas com bem-estar da natureza e mostrando que os esportistas não estão apenas preocupados com a diversão, e sim maduros e consciêntes dos malefícios causados pelos maus tratos ao meio ambiente.

    []'s

    ResponderExcluir

Loading...