Powered By Blogger

Nova via tradicional na área!

 

Texto: Geferson “Jamais” Calvette      http://www.sementecristal.med.br/

GMT existe!!!! (20)

Nutcracker

A temporada se alongou em 2011. Saiu mais uma via na Pedra do Leão em Gravatal e as avaliações preliminares indicam que será uma das clássicas do setor. A avaliação dos conquistadores, isto eu e o Nando, achamos que ficará 6º sup E2 80 m, a confirmar após repetições. A via que recebeu o nome GMT EXISTE escolhido em consenso pelo GMT já é antiga mesmo antes de nascer pois ela já era um projeto iniciado por mim e pelo Marius de Floripa há uns 7 anos e permaneceu parada com 2 chapas colocadas por ele e me parece sem nenhuma repetição (?).

PB020270PB020274PB020281PB020290PB020293

Primeira investida.

Após sabados de muito trampo finalmente saiu. A via original começada pelo Marius inicia próximo ao bloco onde fica a via MELZINHO NA CHUPETA um lance um pouco exposto até a primeira chapa e então entra em uma fenda em arco que apelidamos de NUTCRACKER (em alusão a via do Yoshemite) ,  que na ultima repetição o Nando equipou com uma sequência de Nuts. Coisa linda mesmo, veneno garantido. Sai da fenda em um trecho vertical com uma seqüência de 6 chapas só de cristais até a parada dupla. Tem que prestar atenção no arrasto da corda e colocar custuras longas no zig zag.

A 2ª cordada foi conquistada nesta sábado a segue mais positiva e mais zig zag até a BARRIGA. Após costurar em uma chapa no inicio da travessia segue um lance técnico de equilíbrio em cristais para fazer o domínio do outro lado da barriga e então proteger com um Cam 3 e mais três ou quatro peças na sequência que podem ser Cam 1 e 2 repetidos ou 0.75 em buracos. Fica bomba a colocação. Após a última peça móvel faz o domínio para rampa de acesso a parada no cume que é a mesma da via BRINCO DE MORCEGO. O rapel pode ser feito no bloco da esquerda e depois até a base.

GMT existe!!!! (24)GMT existe!!!! (22)GMT existe!!!! (4)GMT existe!!!! (30)

Achamos interessante alongar a via e conquistamos uma variante, a GMT EXISTE KING SIZE IV E2 que sai  a uns 5 metros a esquerda da saída da via BRINCO DE MORCEGO, com um esticão até a primeira chapa de mais ou menos 10mtrs em cristais meio podres e depois até o PLATO DO COCÔ para entrar no fenda e seguir na via original. A linha é exigente sempre com soluções técnicas muito variadas. È como se diz, toda conquista tem uma magia especial. Entrosamento, trabalho de equipe, perrengues não faltaram. E tem também o lado hilário que foi ajudado pelo Júlio e Marçal que estiveram lá pra conferir.

Prá fechar ainda teve a revoada de morcegos que aos milhares saem das fendas ao entardecer, bonito. Antes de ir embora, já no carro o Mate saideiro e boas risadas, pena que a gurizada tava com pressa, pois parece que as patroas estavam com saudades.

Fica o convite para os escaladores da região fazerem a repetição e confirmarem a graduação. Eu já tenho vontade de voltar lá.

GMTexiste

Croqui.

PB020285

4 comentários:

  1. DANUBUXOOOOO

    esse pico é show....e a via parece ser irada...parabénssssssss

    vem pra ca escalar com a gente!!!! estais devendo uma visita lembra???? logo vou aih mandar a endorfina!!! me aguarde!!!!

    tudibão irmão!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Dani, breve estarei ai de certeza!
    Endorfina te aguarda, mas com a maré baixa! kkkk...

    Abração, God bless!
    Nando

    ResponderExcluir
  3. Excelente rapaziada,

    fiquei sabendo que o Júlio teve que ficar com o sofá a noite.

    ResponderExcluir
  4. Bacana! Depois de muitos anos apos começar e fazer algumas vias la com meu primo Ge, fico feliz de ter mais vias da galera!Forte abraço!Elton Fagundes

    ResponderExcluir