um dia de tanto andar nessas estradas olhando por pedras, pareço um tarado por pedra, só pedra e pé de goiaba, não posso ver que ja fico de baga hehehe...
acabei observando umas pequenas pedras que seriam possiveis boulders, resolvi entrar nesse terreno e fazer um reconhecimento, ja que estava pronto mesmo porque acabava de vim de uma escalada com PH e Leandro da Granito indoor em Tubarão.
Comecei estacionando o carro próximo de uma casa as margens da BR 101 que fica próximo a ponte de Cabeçudas em Laguna, conversei com uma dona de casa para saber de quem era o terreno onde se encontravam as rochas e tava tudo certo, liberado!
Comecei a caminhar achando apenas rochas baixas para boluders, mais nada empolgante, mas continuei na busca, quando mais acima do morro avistei um pouco de rochas com umas árvores próximas, e um monte de urubus encima, devia ser até setor urubu ao invés de setor laranjeiras de tanto que tinha, e havia um pouco de mata
fechada numa trilha ruim...fui andando e abrindo trilha e observei de onde estava na trilha que tambem eram baixas, e até escalei elas com minha bota da Bullterrier mesmo. Encima dessas rochas voce observa um lindo visual da lagoa da cabeçudas e muito morro com varias rochas espalhadas, faço uma ressalva que próximo desse setor fica o KM37 que tem uma centenas de bouders virgens, esperando a galera para ralar os dedos até nao dar mais!
Continuo; ao estar curtindo o visual fui caminhando em diagonal em direção a beira da rocha, foi quando olhei para baixo e vi que a rocha tinha uns 15 metros de altura, eu tinha subido pelo lado dela, e as arvores deixavam ela escondida! Bingo! Excelente lugar para vias esportivas!
Um granito branco (que não vou chama-lo de pedra branca porque acho que ja tem umas 10 pedras brancas pelo menos hehehe) com mais ou menos 15 metros de altura e acho que uns 100 de largura, nao medi, mais é por ai. Sessões de regletes e algumas fendas.
Não deu outra, o primeiro a saber foi Paulo-bote que foi meu companheiro de escalada nesse setor e agora esta sendo tambem em varios outros lugares.
Ele tinha alguns pinos, broca e marreta, então agendamos nossa primeira "expedição" ao lugar; abro parenteses, detalhe, como cheguei a base da rocha, por um mato fechado pulando uma cerca acho que de uns 300 anos cheia de mato enrolado nela, após isso uma decida ingrime cheia de mato e com muita sombra, SINISTRO porque estava somente eu e DEUS hehehe!E não imagine a saida como foi! : ( credooooooo!!!
Gil em ação!
Quando Paulo viu a coisa fico de cara, apavoro, alucinante! Foi quando bati meu primeiro pino na marreta ( isso foi antes da conquista da via Senhor dos Exércitos).
Armamos o rapel e fomos até a base; ficamos de cara com as possibilidades de vias, o rapel ja fico na reta de uma fenda e não deu outra, ja aproveitei o rapel que virou top-rope e entrei na fenda.
Pauloca para os mais intimos, me alertou, "cara cuidado com essa arvore" ela ficava encostadinha da rocha e eu metido a mané-corajoso nem liguei para o alerta, fui com tudo, escalei acho que uns 10 metros da fenda e qdo bombei o braço, meu abençoado parceiro tinha deixado uma barriguinha na corda que mesmo em tope tomei uma pequena queda, e pra variar onde?? na copa da linda arvore, meu DEUSSSSSSSSSSSSSSSS levei um arranhao enorme nas costas e um malho daqueles do Paulo que nao parava de rir!
Essa foi a primeira via escalada no setor, muito linda, com uma pequena arvore saindo de dentro da pedra lembrando um bonsai (cuidado Gonça hehehe)
Após algumas investidas batemos algumas paradas duplas e malhamos algumas vias em top mesmo, por falta de equipos móveis. Mas uma ida do amigo Jeferson Calvette que tem um verdadeiro arsenal de peças, consegui fazer a primeira cadena do setor, a fendinha aquela da arvore, que batizamos como "Fenda do Medíocre VIIA" (graduaçao que eu sugiro).
Após essa, a próxima via que consegui fazer uma cadena foi a "Rala peito medíocre VIIA" (graduaçao que eu tambem sugiro).
Esse lance de ter "medíocre" nos nomes das vias é uma longa história que não vai ser relatado aqui hehehe!
Temos até o momento as vias "Bromélias Medíocres IV" "Medíocre mais que vencedor VIIA" (Fenda na qual fiz em top e sugeri essa graduação porque ela é forte) e mais um projeto que o Gonça iniciou "Pircen no mamilo medíocre"(e ve se cria vergonha na cara e vai la terminar gonça) que ficaram todas muito legais, esse setor ficou um ótimo campo escola.
Agora vou começar mais uma investida ao lugar depois de um tempo sem ir la, vou equipar mais umas vias...espero que logo novos amigos venham conhecer o local!
Forte abraço e que o Senhor Jesus os abençoe tremendamente amém!
Nando/Grillo
daih, lek...
ResponderExcluirtah se puxando pra mante o blog atualizado, heim? parabens!
e boa sorte na investida nas laranjeiras, o setor merece esta atencao...
bracao!
gil!
Pois é lek...
ResponderExcluirnão ta facil, pq tipo assim, tem muita coisa ja pronta, e até colocar tudo aqui vai levar um tempo...mas daqui a poco ta tudo em dia!
Espero que vc sempre entre nele para ler as paradas e me ajudar a divulgar tambem, vc é da equipe garotão!
Forte abraço!
Daí mano blz, vc pode me passar a localização? Fica aqui meu Whats 48 996459056, sou de Capivari e faço escalada livre, queria ir até esse local, desde já obrigado
ResponderExcluir