Texto: Geferson “Jamais” Calvette http://www.sementecristal.med.br/
Nutcracker
A temporada se alongou em 2011. Saiu mais uma via na Pedra do Leão em Gravatal e as avaliações preliminares indicam que será uma das clássicas do setor. A avaliação dos conquistadores, isto eu e o Nando, achamos que ficará 6º sup E2 80 m, a confirmar após repetições. A via que recebeu o nome GMT EXISTE escolhido em consenso pelo GMT já é antiga mesmo antes de nascer pois ela já era um projeto iniciado por mim e pelo Marius de Floripa há uns 7 anos e permaneceu parada com 2 chapas colocadas por ele e me parece sem nenhuma repetição (?).
Primeira investida.
Após sabados de muito trampo finalmente saiu. A via original começada pelo Marius inicia próximo ao bloco onde fica a via MELZINHO NA CHUPETA um lance um pouco exposto até a primeira chapa e então entra em uma fenda em arco que apelidamos de NUTCRACKER (em alusão a via do Yoshemite) , que na ultima repetição o Nando equipou com uma sequência de Nuts. Coisa linda mesmo, veneno garantido. Sai da fenda em um trecho vertical com uma seqüência de 6 chapas só de cristais até a parada dupla. Tem que prestar atenção no arrasto da corda e colocar custuras longas no zig zag.
A 2ª cordada foi conquistada nesta sábado a segue mais positiva e mais zig zag até a BARRIGA. Após costurar em uma chapa no inicio da travessia segue um lance técnico de equilíbrio em cristais para fazer o domínio do outro lado da barriga e então proteger com um Cam 3 e mais três ou quatro peças na sequência que podem ser Cam 1 e 2 repetidos ou 0.75 em buracos. Fica bomba a colocação. Após a última peça móvel faz o domínio para rampa de acesso a parada no cume que é a mesma da via BRINCO DE MORCEGO. O rapel pode ser feito no bloco da esquerda e depois até a base.
Achamos interessante alongar a via e conquistamos uma variante, a GMT EXISTE KING SIZE IV E2 que sai a uns 5 metros a esquerda da saída da via BRINCO DE MORCEGO, com um esticão até a primeira chapa de mais ou menos 10mtrs em cristais meio podres e depois até o PLATO DO COCÔ para entrar no fenda e seguir na via original. A linha é exigente sempre com soluções técnicas muito variadas. È como se diz, toda conquista tem uma magia especial. Entrosamento, trabalho de equipe, perrengues não faltaram. E tem também o lado hilário que foi ajudado pelo Júlio e Marçal que estiveram lá pra conferir.
Prá fechar ainda teve a revoada de morcegos que aos milhares saem das fendas ao entardecer, bonito. Antes de ir embora, já no carro o Mate saideiro e boas risadas, pena que a gurizada tava com pressa, pois parece que as patroas estavam com saudades.
Fica o convite para os escaladores da região fazerem a repetição e confirmarem a graduação. Eu já tenho vontade de voltar lá.
Croqui.
DANUBUXOOOOO
ResponderExcluiresse pico é show....e a via parece ser irada...parabénssssssss
vem pra ca escalar com a gente!!!! estais devendo uma visita lembra???? logo vou aih mandar a endorfina!!! me aguarde!!!!
tudibão irmão!!!!!
Valeu Dani, breve estarei ai de certeza!
ResponderExcluirEndorfina te aguarda, mas com a maré baixa! kkkk...
Abração, God bless!
Nando
Excelente rapaziada,
ResponderExcluirfiquei sabendo que o Júlio teve que ficar com o sofá a noite.
Bacana! Depois de muitos anos apos começar e fazer algumas vias la com meu primo Ge, fico feliz de ter mais vias da galera!Forte abraço!Elton Fagundes
ResponderExcluir