Fonte: http://www.blog.marski.org/
- Aprenda e domine os nós “volta de fiel” e “UIAA”. Eles são incrivelmente úteis quando você esquece ou mesmo perde seu material de escalada. Pessoas antes de você utilizaram e utilizam estes nós pois eles reamente funcionam.
- Lembre-se sempre de pesquisar qual é o caminho e as peculiaridades para RAPELAR em vias de múltiplas enfiadas. Irá evitar muito aborrecimento, dor de cabeça e principalmente uma péssima noite em algum platô...
- A carregar a cordas nas costas, enrolada em formato de “mochila” – é muito mais útil do que você imagina.
- Pode parecer simples, mas saiba qual é a diferença entre uma escalada “flash” (primeira tentativa com algum tipo de conhecimento anterior da via), “onsight” (escalada na primeira tentativa sem nenhum conhecimento prévio), “redpoint” (escalada a qualquer momento após sua primeira tentativa, no Brasil usamos a expressão “encadenar sacando as proteções”) e “pinkpoint” (escalada com os proteções previamente posicionadas). Não minta a você mesmo sobre isso.
- 8a na graduação francesa equivale a um 5.13b na graduação americana. E na graduação brasileira ? Aprenda e conheça os diferentes sistemas de graduação de vias.
- Aprenda como evacuar no ambiente natural (ou seja, cavar um buraco, tampar o serviço feito, colocar fogo no papel higiênico e garantir que a chama não se propague para lugar nenhum).
- Aprenda a “limpar” as vias após escalar. Ou seja, não deixe costuras e material nas paredes de escalada.
- Urtigas e espinhos. Aprenda a reconhecer plantas venenosas e fique livre de problemas.
- Se você encontrar várias costuras penduradas em uma via de escalada, elas não são suas para levar embora: há alguém “trabalhando” para conseguir encadenar a via! Use-as e deixe-as em seu devido lugar.
- Não confie em material abandonado nas vias de escalada, isso serve principalmente para fitas e cordeletes de abandono em chapeletas.
- Saiba como usar o Grigri, Sum, Cinch... se você não sabe usá-los aprenda como fazer e treine. Não há nada pior para alguém que está guiando uma enfiada ser subitamente “travado” enquanto tenta passar a corda em uma proteção.
- Por melhor que você escale, mantenha sua humildade: sempre há alguém que escala mais e melhor do que você.
- Não há espaço na escalada para o orgulho. O aprendizado é um processo, então contente-se em aprender lentamente e com humildade.
- Conheça sempre o seu parceiro de escalada. Não confie sua vida em alguém que você não possua total confiança.
- Agarras quebram. Coisas e pedras caem (e você também). Um capacete pode salvar sua vida.
- Antes de realizar um rapel ou descer alguém de “baldinho”, tenha CERTEZA que a corda irá chegar até a próxima parada ou ao chão.
- Aprenda a fazer “auto-resgate”, ou seja, saiba usar os nós auto-blocantes para subir por uma corda. Sempre utilize backup no rapel, ou seja, por exemplo o “prussik francês” abaixo do freio descensor.
- Escalada também é cultura. Leia e aprenda. (O "Freedom of the Hills" é obrigatório. O 'Escale melhor e com mais segurança" do Flávio Daflon, ou o "Com unhas e dentes" do Sérgio Beck são outras leituras imprescindíveis).
- Existem vários "jogos" de escalada. Boulder, esportiva, tradicional, escalada alpina... todos são divertidos !
- Gosta mesmo de escalar ? Então viaje, conheça outros estados, outros locais de escalada.. planeje-se para conhecer outros países !
- Fale menos. Escale mais. E por ultimo reproduzo a frase do Wolfgang Gulich : “O melhor escalador é aquele que mais se diverte”.
Tive a idéia de montar esta listinha depois de ler a matéria no Urban Climber :
Mantive algumas das dicas e dei uma adaptada para a nossa realidade também... Abs !
Davi Marski - agosto de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário