Powered By Blogger

Setor Formigueiro - Ferrugem - Garopaba

 Uma vez conversando com meu grande amigo do surf Vitor Mendes, ele me falou que tinha uma parede de rocha muito legal que poderia dar pra escalar. Era grande e bem próximo do mar... Então um dia estávamos surfando na linda praia da Silveira, toquei no assunto e pedi que ele me levasse lá pra conhecer.

Quando vi o lugar fiquei impressionado! Uma parede de 30 metros de altura com um visual alucinante e muitas possibilidades. Logo me organizei e voltei para abrir umas vias. A primeira linha aberta foi a Via Óvnis 7a, uma aresta gigante que sai com o mar batendo embaixo. São 12 costuras até a parada dupla. 

O louco desse lugar é o acesso. Trata-se de uma grota num costão. Então para poder escalar você precisa rapelar pra dentro e, só sai de la escalando ou por corda fixa. A via Ovnis é a via mais tranquila para sair de la escalando. Recebeu esse nome devido a história de um morador local, que diz ter visto alguns objetos não identificados pelos ar. 


A segunda rota aberta foi a Pega-pega. Outra via absurdamente incrível. Mais uma aresta gigante com o inicio bem tranquilo tipo quarto grau na primeira metade da via, e na segunda metade começa um lance atlético de 3 chapas cotado em um boulder de 8b bem técnico. Depois abri a via Portais Eternos que deve ser um 8c. Todas essas vias são fixas com chapas e bolts de aço inox, porem a Portais Eternos é mista. 

Todas as vias já foram encadenadas.

As vias 1 e 2 do croqui, são 100% em móvel com graduação de 6sup E2. Ja a via Arenales 7b E2, um clássico do setor, assim como a Portais Eterno é mista.

Descrição das vias e acessos: conquistador Nando Grillo.

- Vias 1 e 2 o acesso é caminhando pelo mato por cima do bloco, assim acessa a parada dupla para rapelar. Cuidado para nao deixar a corda bater na agua quando puxar ela. Utiliza-se um jogo completo de Camalotes e nuts para guiar. Essas vias foram conquistadas por Nando e Pablo.

- (3) Ovnis 7a: acesso caminhando pelo mato até próximo do penhasco e da parada dupla. Recomendo uma segue de corpo encordado ate clipar a chapa da parada.

- (4) Portais Eternos 8c E1: o acesso é iniciado por um rapel especifico num bloco. Esta grifado na imagem em linha amarela, o inicio do Rapel de acesso ate a parada da via.

- (5) Pega-pega 8b: para acessar o rapel da linha da via, é utilizado o mesmo bloco de acesso da via Portais Eternos. São utilizados 12 costuras e o ideal é mesclar os tamanhos das costuras entre as proteções.

- (6) Arenales 7b E2: mesmo esquema de aproximação das vias 4 e 5 citadas. Trata-se de uma via mista. Utiliza-se micros peças Nuts e Friends na primeira parte dela ate chegar numa chapa onde possui um crux definido. Depois é mais uma chapa fixa de proteção e entra no diedro fendado utilizando camalotes #4 #5 #6 #5 na sequencia até a parada. Fenda perfeita!

- muito importante; o acesso ao local é complicadíssimo de deixar explicado como chegar por aqui. Porem a trilha é curta e rápida após deixar o carro estacionado na estrada. Importantíssimo, deixar o carro muito bem estacionando não impedindo o acesso da estrada. Fechar o portão de madeira ao passar. O lugar é conhecido pelos pescadores como Formigueiro. É o costão leste entre a praia da Silveira e Ferrugem. Sou parceiro para leva-lo é só me chamar (48) 9-999-300-02.

Vale deixar também aqui o registro, de que o grande diedro entre as vias Óvnis e Portais Eternos, foi escalado em top rope pelo escalador gaúcho Tiago Balen a muitos anos atrás. Esse setor é um clássico de nossa região e merece todo cuidado.

Croquis e imagens do setor abaixo:

 


Forte abraço, Deus abençoe.
Nando Grillo.